Skip to main content
Lab Vis

Visuality and Visualization LabSchool of Fine ArtsFederal University of Rio de Janeiro

Dynamic brand

Police operations in the reality of Rio

Paradoxos do Rio de Janeiro

May 24th, 2024

O Rio de Janeiro é uma cidade famosa por suas praias, pelo samba, pelo carnaval e pelo efervescente cenário cultural. Mas muito do que faz a Cidade Maravilhosa é ofuscado pela violência onipresente em noticiários e no dia a dia dos cariocas. Na disciplina de Visualização Criativa de Dados em 2023.2 a estudante Julia Machado de Souza, orientada pela professora Doris Kosminsky escolheu esse paradoxal realidade para desenvolver seu projeto.

O projeto de Júlia tem como foco dados sobre a quantidade de operações policiais nas diferentes zonas do Rio de Janeiro a fim de identificar possíveis desigualdades sobre a forma que a cidade é afetada por estas operações. Um dado que chamou a atenção da estudante para este tema foi uma reportagem da CNN que mostrava que as operações policiais em favelas do Rio geram prejuízo de R$ 14 milhões para seus moradores.

Primeiro rascunho desenvolvido pela estudante

No primeiro rascunho, Julia pensava em uma visualização interativa onde o leitor pudesse escolher a região da cidade (zona), mês e ano para explorar os resultados. Ao selecionar estas informações, uma animação se seguiria mostrando os dados ao longo dos dias do mês. Contudo, essa visualização apresentava alguns problemas, como a dificuldade de coleta de dados em localidades exatas (próximo a hospitais e creches) e lidar com probabilidades muito difíceis de serem calculadas.

A estudante, então, buscou desenvolver uma visualização que mostrasse dados de operações policiais, mortos e feridos nas quatro zonas cariocas simultaneamente ao longo de um recorte temporal. Fazendo isso, a visualização cumpriria o principal objetivo de sua autora, que era rastrear as desigualdades no impacto policial nas diferentes zonas ao permitir a comparação dos dados ao mesmo tempo.

Imagem de fundo preto escrito em branco de forma manuscrita.
Rascunho final da visualização de dados

O trabalho de Julia Machado evidencia a gritante desigualdade que assola a cidade do Rio de Janeiro, trazendo visibilidade aos terríveis impactos das operações policiais que afetam principalmente as Zonas Norte e Oeste tanto em quantidade, como em perdas de vidas. As operações policiais impactam a rotina de vários cariocas, perturbando sua rotina e afetando significantemente sua qualidade de vida. Você pode conferir o resultado final no vídeo abaixo que reproduz as interações.

Vitoria Souto

Graduada em Comunicação Visual Design - UFRJ (2024). Foi bolsista PIBIC do LabVis no projeto Visualização de dados públicos de saúde e meio ambiente: Disseminação, Tradução de Conhecimento e validação de resultados (2022-2024). Co-autora de diversas publicações em congressos e periódicos. TCC: Framework para Desenvolvimento de Oficinas Pedagógicas com Uso da Literacia em Visualização de Dados Para a Reflexão em Turmas de Ensino Médio.