Skip to main content
Lab Vis

Visuality and Visualization LabSchool of Fine ArtsFederal University of Rio de Janeiro

Dynamic brand
Journal paper

Visualização de dados complexos para uma formação cidadã: um workshop pedagógico

2025

Renata Perim Lopes, Vitória Souto, Valentina Kurkdjian, Vinicius Lorosa, Doris Kosminsky

Education
Data Visualization
Literacy
Scientific Dissemination
caderno de atividades

Este artigo apresenta o Workshop Amplia Saúde, desenvolvido para envolver públicos não especialistas com visualizações de dados complexos sobre questões sociais e de saúde, originalmente criadas para pesquisadores e profissionais da área. Buscou-se investigar se tais visualizações, quando adaptadas para contextos educacionais, poderiam fomentar a discussão coletiva e apoiar o letramento crítico em dados. O workshop combinou uma estratégia de comunicação científica com design thinking e fundamentou-se na pedagogia crítica inspirada em Paulo Freire. Implementado com estudantes do ensino médio de uma escola pública no Rio de Janeiro, o workshop utilizou visualizações interativas da plataforma Amplia Saúde, acompanhadas de cadernos de atividades e materiais de apoio para professores. Os resultados mostraram que o interesse dos estudantes aumentou quando os dados foram contextualizados em suas próprias realidades; que a interação com a plataforma exigiu mediação orientada para evitar interpretações equivocadas; e que os materiais pedagógicos foram fundamentais para apoiar a compreensão. Esses achados indicam que visualizações complexas, quando mediadas de forma crítica, podem promover a discussão coletiva, estimular o letramento crítico em dados e contribuir para iniciativas mais amplas voltadas a públicos adultos leigos.