Data Storytelling: Contando histórias com dados
10 de setembro de 2024
Com a enxurrada de dados e informações oferecidas a todo momento, fica cada vez mais difícil ganhar a atenção das pessoas para assuntos relevantes ou comunicar mensagens com dados densos e complexos de entender rapidamente. Além disso, é preciso fazer a informação ser compreendida de maneira mais amigável para causar o impacto desejado que dados importantes precisam.
Nesses casos, uma boa prática para transformar a visualização de dados em um material que se conecta com o público alvo é a prática de Data Storytelling, que foca em contar histórias.
Com uma narrativa criativa, o objetivo é ganhar a atenção do usuário fazendo parte de seu universo, utilizar a imersão para apresentar os dados e transmitir uma mensagem que o faça visualizar os dados de maneira compreensível. Resultando em uma abordagem sensível e conectada ao público, muitas vezes a prática acaba gerando um alto engajamento do público com o conteúdo.
Há várias maneiras de aplicar o data storytelling, abaixo reunimos alguns exemplos:
Em “The Lost Class”, o data storytelling é utilizado para chamar atenção do público para um evento baseado em fatos, que aparentemente não demonstra nenhuma anormalidade. Porém, após captar a atenção do público, começa a expressar a mensagem e passa a informação sobre o número de alunos assassinados por armas de fogo.
Apesar de serem poucos os dados nessa apresentação, ela materializa os números e dá dimensão para o espectador de quantos alunos estão ausentes naquele que era para ser um evento de formatura.
Para apresentar as principais buscas do ano de 2020 por seus usuários, a Google Brasil decidiu utilizar da prática de data storytelling para amenizar um pouco o sentimento das pessoas sobre o terrível momento da pandemia do covid-19. Criando uma narrativa que conecta as incertezas sobre o momento às principais necessidades de seus usuários no ano, dar um senso de coletividade e motivação, além de mostrar o impacto e renovar a conexão do público com a ferramenta.
No caso da Google, o importante não são os números, mas sim os resultados, porém em muitas situações é preciso comparar informações, mostrar gráficos e o assunto pode ser um pouco entediante para quem precisa entender. No exemplo a seguir é criada uma narrativa para contextualizar fatos e visualizações de dados ao longo do tempo para falar sobre a violência das armas nos Estados Unidos.
Algumas vezes os assuntos são complexos e os dados muito densos, é preciso de mais esforço de quem visualiza para a compreensão, ou até mesmo de mais contexto sobre outros fatores que fazem dos dados apresentados tão impactantes. Nessa hora é importante sair do convencional e o data storytelling pode fazer o público ter uma compreensão melhor de cada informação passada através dos dados.
Neste exemplo são utilizados vídeos e notícias reais, de momentos da sociedade estado unidense para ganhar a atenção, passar credibilidade e impactar emocionalmente acerca dos dados apresentados.
Data storytelling é uma prática rica de possibilidades, estes exemplos foram apenas para situar sobre como ela pode ser aplicada, agora que já sabe um pouquinho sobre, espero que esse conhecimento te ajude.