Ensino da Visualização de Informação por meio do Design Situado
Artigo publicado na VISAP'2024:
9 de outubro de 2024
VIS Art Program (VISAP) é uma mini-conferência e exposição associada à maior conferência sobre Visualização de Dados do mundo, a IEEE VIS. Na VISAP pesquisadores de visualização, designers e artistas se reúnem para exibir e discutir trabalhos na interseção de visualização de dados, arte e design. O LabVis não poderia ficar de fora dessa. A edição de 2024, que seria presencialmente em Tampa, na Flórida, acabou acontecendo online por conta dos múltiplos furacões que castigaram a região. Leia mais sobre o artigo assinado por Renata Perim, Regina Reznik e Doris Kosminsky, apresentado pela primeira, e que menciona trabalhos de estudantes do curso de Comunicação Visual Design da UFRJ.

No artigo "Ensino da Visualização de Informação por meio do Design Situado: Estudos de caso da sala de aula", as autoras Renata Perim, Regina Reznik e Doris Kosminsky discutem o design situado por meio da experiência na disciplina de Visualização Criativa de Dados, do curso de Comunicação Visual Design da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Por se tratar de uma universidade pública, gratuita e que possui políticas de ações afirmativas, a UFRJ corrobora para se tornar mais inclusiva com o passar dos anos.
O artigo explora os conceitos de Conhecimento Situado, de Donna Haraway, de Design Situado, baseado no conceito anterior e de Aprendizado Situado. Fundamentado nesses conteúdos, as autoras propõem um framework para o Aprendizado Situado em Visualização de Informação. A partir disso, explicam a metodologia aplicada, dando ênfase para a importância de integrar o contexto da vida real dos estudantes no processo de criação dos projetos. Um estudo de caso é feito avaliando o processo de criação e resultado final de três trabalhos feitos para a disciplina nos anos de 2023 e 2024.
Por fim, o artigo visa articular conceitos de design situado na prática de visualização de informação e contribuir para o ensino e aprendizado neste campo, particularmente no âmbito do sul global.
Como citar o artigo
R. Lopes, R. Reznik and D. Kosminsky, "Teaching Information Visualization through Situated Design: Case Studies from the Classroom," 2024 IEEE VIS Workshop on Visualization Education, Literacy, and Activities (EduVIS), St. Pete Beach, FL, USA, 2024, pp. 38-43, doi: 10.1109/EduVIS63909.2024.00010
