Ir para o conteúdo principal
Lab Vis

Laboratório da Visualidade e VisualizaçãoEscola de Belas ArtesUniversidade Federal do Rio de Janeiro

Marca cambiante

Existência Numérica na VISAP’2024

Apresentação do artigo sobre a curadoria das exposições Existência Numérica

24 de setembro de 2024

A VIS Art Program (VISAP) é uma conferência onde os pesquisadores de visualização, designers e artistas se reúnem para exibir e discutir trabalhos na interseção de visualização de dados, arte e design. Na edição de 2024, o LabVis esteve presente com o artigo Existência Numérica: reflexões sobre curadoria de exposições artísticas de visualização de dados por Luiz Ludwig, Bárbara Castro e Doris Kosminsky

Exposição Existência Numérica: Emergências. Visão geral do 4º andar.
Exposição Existência Numérica: Emergências. Visão geral do 4º andar. Fotografia por Diana Sandes

Existência Numérica: Emergências

A visualização de dados é frequentemente associada à eficiência e à produção de insights. No entanto, trabalhos visuais não convencionais com dados, particularmente visualizações artísticas, são discutidos com menos frequência. A visualização artística normalmente é apresentada e debatida em conferências de visualização de dados e áreas correlatas, como a computação e o design, geralmente com alguma apresentação de trabalhos em paralelo. Embora existam exposições consagradas em arte eletrônica, exposições coletivas focadas em visualizações artísticas se mantêm raras. Além disso, existe uma lacuna na literatura a respeito da curadoria de exposições de visualização de dados, seja em ambientes físicos ou online.

O artigo aborda essa lacuna explorando o processo de curadoria das exposições, “Existência Numérica” e “Existência Numérica: Emergências”, que aconteceram no Rio de Janeiro em 2018 e 2024, respectivamente. Apresenta uma visão geral sobre exposições artísticas de visualizações de dados, discutindo o papel e os desafios únicos da curadoria neste campo, e compartilhando insights sobre a experiência curatorial adquirida nas duas exposições. Além disso, propõe direções futuras para a pesquisa e a prática da curadoria de visualizações artísticas de dados. Por meio dessa exploração, os autores pretendem contribuir para a prática de curadoria de visualizações artísticas de dados, fornecendo reflexões e recomendações para aprimorar o desenvolvimento e a apreciação desse campo emergente.