Ir para o conteúdo principal
Lab Vis

Laboratório da Visualidade e VisualizaçãoEscola de Belas ArtesUniversidade Federal do Rio de Janeiro

Marca cambiante

Operações Policiais e a Realidade Carioca

Paradoxos do Rio de Janeiro

24 de maio de 2024

O Rio de Janeiro é uma cidade famosa por suas praias, pelo samba, pelo carnaval e pelo efervescente cenário cultural. Mas muito do que faz a Cidade Maravilhosa é ofuscado pela violência onipresente em noticiários e no dia a dia dos cariocas. Na disciplina de Visualização Criativa de Dados em 2023.2 a estudante Julia Machado de Souza, orientada pela professora Doris Kosminsky escolheu esse paradoxal realidade para desenvolver seu projeto.

O projeto de Júlia tem como foco dados sobre a quantidade de operações policiais nas diferentes zonas do Rio de Janeiro a fim de identificar possíveis desigualdades sobre a forma que a cidade é afetada por estas operações. Um dado que chamou a atenção da estudante para este tema foi uma reportagem da CNN que mostrava que as operações policiais em favelas do Rio geram prejuízo de R$ 14 milhões para seus moradores.

Primeiro rascunho desenvolvido pela estudante

No primeiro rascunho, Julia pensava em uma visualização interativa onde o leitor pudesse escolher a região da cidade (zona), mês e ano para explorar os resultados. Ao selecionar estas informações, uma animação se seguiria mostrando os dados ao longo dos dias do mês. Contudo, essa visualização apresentava alguns problemas, como a dificuldade de coleta de dados em localidades exatas (próximo a hospitais e creches) e lidar com probabilidades muito difíceis de serem calculadas.

A estudante, então, buscou desenvolver uma visualização que mostrasse dados de operações policiais, mortos e feridos nas quatro zonas cariocas simultaneamente ao longo de um recorte temporal. Fazendo isso, a visualização cumpriria o principal objetivo de sua autora, que era rastrear as desigualdades no impacto policial nas diferentes zonas ao permitir a comparação dos dados ao mesmo tempo.

Imagem de fundo preto escrito em branco de forma manuscrita.
Rascunho final da visualização de dados

O trabalho de Julia Machado evidencia a gritante desigualdade que assola a cidade do Rio de Janeiro, trazendo visibilidade aos terríveis impactos das operações policiais que afetam principalmente as Zonas Norte e Oeste tanto em quantidade, como em perdas de vidas. As operações policiais impactam a rotina de vários cariocas, perturbando sua rotina e afetando significantemente sua qualidade de vida. Você pode conferir o resultado final no vídeo abaixo que reproduz as interações.

Vitoria Souto

Graduada em Comunicação Visual Design - UFRJ (2024). Foi bolsista PIBIC do LabVis no projeto Visualização de dados públicos de saúde e meio ambiente: Disseminação, Tradução de Conhecimento e validação de resultados (2022-2024). Co-autora de diversas publicações em congressos e periódicos. TCC: Framework para Desenvolvimento de Oficinas Pedagógicas com Uso da Literacia em Visualização de Dados Para a Reflexão em Turmas de Ensino Médio.