VisualiCards: jogo de cartas para literacia em visualização de dados

Diversas práticas educacionais utilizam instrumentos didáticos criativos para capacitar pessoas para analisar e interpretar dados.A literacia em visualização de dados é uma demanda relevante diante da quantidade de informações disponíveis na contemporaneidade.Este artigo foca no desenvolvimento de um jogo de cartas de visualização de dados com o objetivo de criar nos participantes o interesse em conhecer, analisar e argumentar sobre diferentes tipos de visualizações e aplicá-las a um conjunto de dados. Apresentamos o processo de criação do jogo e como foi avaliada a experiência de sua prática. Nosso processo metodológico integrou o design thinking e as abordagens construcionistas de aprendizagem. Ao apresentar os pontos em comum dos dois processos, destacamos o caráter educativo da prática projetual.
COMO CITAR:
APA
Lopes, R., Reznik, R., & Kosminsky, D. (2024). Teaching Information Visualization through Situated Design: Case Studies from the Classroom. 2024 IEEE VIS Workshop on Visualization Education, Literacy, and Activities (EduVIS), 38–43. https://doi.org/10.1109/EduVIS63909.2024.00010
ABNT
LOPES, Renata; REZNIK, Regina; KOSMINSKY, Doris. Teaching Information Visualization through Situated Design: Case Studies from the Classroom. In: 2024 IEEE VIS WORKSHOP ON VISUALIZATION EDUCATION, LITERACY, AND ACTIVITIES (EDUVIS). 2024 IEEE VIS Workshop on Visualization Education, Literacy, and Activities (EduVIS). St. Pete Beach, FL, USA: IEEE, 13 out. 2024. Disponível em: <https://ieeexplore.ieee.org/document/10747675/>. Acesso em: 13 fev. 2025