Ir para o conteúdo principal
Lab Vis

Laboratório da Visualidade e VisualizaçãoEscola de Belas ArtesUniversidade Federal do Rio de Janeiro

Marca cambiante
Artigo em periódico

VisualiCards: jogo de cartas para literacia em visualização de dados

2023

Renata Perim A. Lopes, Vitória Souto, Doris Kosminsky

Visualização de Dados
Literacia
Jogos
Design Thinking

Diversas práticas educacionais utilizam instrumentos didáticos criativos para capacitar pessoas para analisar e interpretar dados.A literacia em visualização de dados é uma demanda relevante diante da quantidade de informações disponíveis na contemporaneidade.Este artigo foca no desenvolvimento de um jogo de cartas de visualização de dados com o objetivo de criar nos participantes o interesse em conhecer, analisar e argumentar sobre diferentes tipos de visualizações e aplicá-las a um conjunto de dados. Apresentamos o processo de criação do jogo e como foi avaliada a experiência de sua prática. Nosso processo metodológico integrou o design thinking e as abordagens construcionistas de aprendizagem. Ao apresentar os pontos em comum dos dois processos, destacamos o caráter educativo da prática projetual.

COMO CITAR:

APA
Lopes, R., Reznik, R., & Kosminsky, D. (2024). Teaching Information Visualization through Situated Design: Case Studies from the Classroom. 2024 IEEE VIS Workshop on Visualization Education, Literacy, and Activities (EduVIS), 38–43. https://doi.org/10.1109/EduVIS63909.2024.00010

ABNT

LOPES, Renata; REZNIK, Regina; KOSMINSKY, Doris. Teaching Information Visualization through Situated Design: Case Studies from the Classroom. In: 2024 IEEE VIS WORKSHOP ON VISUALIZATION EDUCATION, LITERACY, AND ACTIVITIES (EDUVIS). 2024 IEEE VIS Workshop on Visualization Education, Literacy, and Activities (EduVIS). St. Pete Beach, FL, USA: IEEE, 13 out. 2024. Disponível em: <https://ieeexplore.ieee.org/document/10747675/>. Acesso em: 13 fev. 2025